pudim de caneca

Pudim de Caneca

A história do pudim é um tópico complicado. Por quê? O fato é que muitos tipos diferentes de alimentos são conhecidos por esse nome ao redor do mundo. A sobremesa cremosa e rica em pudim que nós, brasileiros, conhecemos hoje, é bem diferente do que se é conhecido em outros países. A história do pudim brasileiro também é antiga. Essa comida seguiu um caminho separado, embora paralelo, que conseguiu convergir com o pudim na América do século XIX. Os historiadores da comida geralmente concordam que os primeiros pudins feitos por cozinheiros antigos produziam alimentos semelhantes às salsichas. Os britânicos reivindicam o pudim como parte de sua herança culinária.

Ingredientes

  • Uma colher de sopa de açúcar refinado (para o caramelo)
  • Um ovo inteiro
  • Centro e trinta mililitros de leite
  • Duas colheres de sopa de açúcar (para o pudim)
  • Duas ou três gotas de essência/extrato de baunilha

Modo de preparo

Coloque uma colher de sopa de açúcar e a meia colher de chá de água em uma caneca aquecida e no microondas e deixe rodar até que se torne um caramelo levemente queimado. Pare o micro-ondas quando o caramelo ficar com uma cor ligeiramente queimada e um pouco de fumaça subir. Geralmente, demora um pouco mais de um minuto, mas observe-o com cuidado. Se a cor não estiver escura o suficiente, reserve um tempo extra. Cuidado para não ficar no microondas por muito tempo e a calda queimar. Nesse caso seria ruim, pois ela ficaria com um gosto amargo. Adicione outra meia colher de chá de água ao caramelo que você criou na primeira etapa dessa receita. Como a caneca está quente, a água pode respingar. É água muito quente, então tenha cuidado! Role a caneca para que a água e o açúcar se misturem e o caramelo solidifique levemente. Quebre o ovo em uma tigela e bata o mais forte que puder. Está tudo bem se ele ficar com a espessura um pouco espumante. Adicione as 2 colheres de sopa de açúcar ao ovo e adicione o leite em 2 ou 3 vezes, mexendo bem. Se você tiver, misture a essência de baunilha também. Despeje a mistura de ovos na caneca em cima do caramelo. Sem misturar, coloque a cabeça no microondas por aproximadamente dois minutos! Para verificar o pudim, não o cubra com filme plástico e observe-o com cuidado. Quando você ver o pudim borbulhando por 3 segundos seguidos, está terminado. Pare e retire a caneca imediatamente.  Cubra rapidamente a parte superior da caneca com filme plástico e envolva-a em toalhas para reter o calor. Deixe descansar por 10 minutos para deixar o calor residual solidificar o pudim. Depois de esfriar, refrigere o pudim na geladeira. Mesmo se não gelar completamente e ficar um pouco escorrendo, ainda é delicioso. No inverno, você pode gostar do seu pudim quente, assim ele é capaz de aquecer o seu corpo e o seu coração! Como há umidade no pudim, ele não gruda nas laterais do copo, coloque-o em algo como um prato, corte-o e divirta-se, caso não queira comer diretamente na cabeça.

Algumas dicas sobre a receita

Ao fazer o caramelo, adicione apenas gotas de água suficientes para torná-lo xaroposo. Adicione tempo conforme necessário com base na aparência do caramelo. Cuidado para não deixar cozinhar por muito tempo. Se você quiser uma receita sem caramelo, basta apenas pular as primeiras etapas de preparação do mesmo e você pode começar a partir da etapa 3.

Opções substitutas do caramelo

Você pode substitui por uma calda de chá, o que acha? Coloque 150 ml de leite em uma caneca, 3 colheres de açúcar e um saquinho de chá preto. Coloque no microondas até ferver delicadamente e deixe descansar por 10 minutos (enquanto você prepara o restante do pudim em outro recipiente). Retire o saquinho de chá e faça a receita completamente até o final. No entanto, o tempo no microondas é menor na versão chá. Faça um chá forte para substituir o caramelo, você não irá se arrepender, é extremamente gostoso. Usar café com leite ou cacau em pó também seria bom para o seu paladar! Além disso, se você substituir o ovo por nigari (solução de cloreto de magnésio), poderá fazer seu próprio tofu. Isso é ainda mais fácil!