arroz doce cremoso

Arroz Doce Cremoso

O uso de arroz açucarado como sobremesa não é exclusivo da culinária brasileira, é claro – por exemplo, a culinária americana e britânica é famosa por seus bons pudins de arroz à moda antiga, que parecem ser um daqueles pratos que as pessoas amam ou odeiam, e na Tailândia eles fazem uma maravilhosa sobremesa com arroz preto cozido no leite de coco e servido com cubos de manga fresca.

A culinária tradicional brasileira, principalmente a caseira, tem inúmeras variações na fórmula básica do arroz para sobremesas: arroz, açúcar, laticínios e (opcionalmente) ovos.

Essa receita de arroz doce é do sul do estado, mais especificamente do Rio Grande do Sul e é claramente parte da herança portuguesa na culinária brasileira.

As características marcantes são a presença de gemas de ovos e o alto nível de doçura – esses são traços comuns nas tradições portuguesas de panificação e são encontrados na maioria das receitas herdadas das padarias de conventos do país antigo. O uso de leite condensado é uma receita brasileira.

Ingredientes

  • Uma xícara de arroz branco de grão longo
  • Duas xícaras de água
  • Meia colher de chá de sal
  • Uma colher de sopa de manteiga
  • Um litro de leite
  • Um litro de leite condensado
  • Duas colheres de sopa de açúcar
  • Casca ralada de meio limão
  • Três gemas de ovo
  • Canela a gosto

Modo de preparo

Em uma panela de fundo grosso, mergulhe o arroz em duas xícaras de água fria por 30 minutos. Adicione o sal e a manteiga e aqueça em fogo médio-baixo até a água ferver. Continue cozinhando o arroz até que seja absorvida água suficiente para atingir o nível do arroz na panela.

Adicione o leite, o leite condensado, o açúcar, a casca de limão ralada e a canela a gosto. Mexa bem para misturar e continue cozinhando em fogo baixo por cerca de 20 minutos, ou até que o arroz absorva quase todo o leite e a mistura tenha uma consistência cremosa.

Coloque quatro colheres de arroz em uma tigela média e adicione a gema, uma a uma, misturando bem cada uma antes de adicionar a próxima. Retorne esta mistura à panela e cozinhe o prato por mais 10 minutos.

Retire do fogo, transfira o arroz para uma tigela ou prato e deixe esfriar completamente. Depois de resfriado, você pode servir imediatamente à temperatura ambiente ou cobri-lo com filme plástico e refrigerar se desejar servir frio. Se desejar, você pode polvilhar canela em pó adicional no prato antes de servir.

Benefícios do arroz

O arroz é uma fonte de energia rápida. A menos que você seja um seguidor de dieta cetogênica, os carboidratos são uma coisa boa. Os carboidratos são a principal fonte de combustível do seu corpo e, à medida que o arroz é transformado em açúcar e entra na corrente sanguínea (como todos os carboidratos), a glicose é transportada para as células para impulsionar suas atividades.

O arroz integral é digerido mais lentamente devido ao seu teor de fibras, enquanto o arroz branco aumenta o açúcar no sangue mais rapidamente. Embora isso geralmente não seja ótimo, o arroz branco pode ser uma escolha melhor para atletas que precisam de uma fonte de combustível facilmente digerível antes de uma corrida ou evento.

  • O arroz é geralmente seguro para pessoas com sensibilidades alimentares. O arroz é o menos alergênico de todos os grãos, o que o torna uma boa opção para pessoas que têm sensibilidades ou alergias alimentares (ou mesmo suspeitam que possam ter).
  • O arroz é uma excelente fonte de vitaminas e minerais. O arroz tem mais de 15 vitaminas e minerais. Alguns dos nutrientes nutritivos que o arroz integral contém são as principais vitaminas B, fósforo, selênio e magnésio, e apenas uma xícara de arroz integral cozido pode atender a uma grande parte das necessidades diárias de manganês.
  • Enquanto o arroz integral é naturalmente mais rico em nutrientes, o arroz branco é frequentemente enriquecido com eles ao longo do caminho (como vitaminas do complexo B e ferro). Assim, enquanto é processado, o arroz branco não é necessariamente nutricionalmente nulo.

Agora que você já sabe desse alimento tão cultural e comum para nós, incluindo suas propriedades e também essa nova forma de ser feito, doce e cremoso, com canela por cima, vai ficar muito mais fácil fazer aquela sobremesa apetitosa que você tanto deseja, de forma muito simples e prática! Bom apetite.