arroz de forno com presunto e queijo

Arroz de Forno com Presunto e Queijo

Uma caçarola de arroz assada com presunto e queijo para tornar o jantar uma tarefa deliciosa e fácil. Você é fã de sanduíches de presunto e queijo? Eu também! Mas e se eu disser que há muito mais que você pode fazer com esse combo? Essa caçarola de arroz cozido com presunto e queijo é um desses pratos – e melhor ainda, o jantar é fácil, com a adição de sobras, se desejado. Pegue uma tigela. Misture o arroz cozido com o creme de leite, as gemas, os temperos, o presunto, o queijo e alguns vegetais. Coloque a mistura de arroz em uma assadeira e asse por cerca de meia hora e tcharan! Eu sei. Este prato tem tudo, incluindo o sabor da vida prática, facilitado para mães ocupadas e trabalhadoras em período integral. Nossa caçarola de arroz cozido com presunto e queijo (ou arroz de forno misto ) e suas muitas variações são pratos populares no Brasil – não apenas para refeições movimentadas durante a semana, mas também para aqueles fins de semana preguiçosos. Primeiro de tudo, não requer nenhuma habilidade especial do cozinheiro. Segundo, é uma refeição completa por si só. Terceiro, é capaz de dar nova utilidade para sobras enquanto as transforma em uma refeição deliciosa. Frango, bacon, lingüiça e carne seca desfiada são apenas algumas das muitas variações que os brasileiros usam para transformar o prato básico em um novo. Além disso, se você escolher um tipo diferente de arroz, como arroz selvagem, além de outro tipo de carne, queijo ou vegetal, poderá repetir a mesma receita e ainda assim dar um novo nome e rosto. Basicamente, a única coisa que você precisaria manter constante seria as gemas, o creme de leite, o sal e a pimenta. Para tornar as caçarolas de arroz ainda mais cremosas, nós brasileiros adoram adicionar requeijão à receita – embora não seja obrigatório. Fazemos apenas porque, você sabe, você nunca pode comer muito queijo. Uma caçarola de arroz assada com presunto e queijo para tornar o jantar uma tarefa deliciosa e fácil é tudo o que você merece!

Benefícios para a saúde

O arroz é um grão sem glúten e, portanto, ganhou popularidade entre aqueles que estão evitando produtos de trigo. Ao selecionar o arroz integral com maior fibra e limitar os tamanhos das porções, ele pode fazer parte de uma dieta saudável. Muitos dos benefícios para a saúde do arroz provêm das vitaminas e minerais que ele fornece.A tiamina no arroz é uma vitamina B que ajuda no metabolismo dos carboidratos. O magnésio é o componente estrutural dos ossos que auxilia em centenas de reações enzimáticas envolvidas na síntese de DNA e proteínas e é necessário para a condução nervosa adequada e contração muscular. O manganês é um componente das enzimas antioxidantes que auxiliam no metabolismo de carboidratos e proteínas.Muitos comedores de arroz se perguntam se o arroz integral é mais saudável. O arroz integral fornece mais vitaminas do que o arroz branco comum. Além de tiamina e magnésio, o arroz integral contém selênio, que influencia a função da tireóide e é importante nas enzimas antioxidantes. O arroz integral tem cerca de sete vezes mais fibras que o arroz branco. Uma xícara de arroz branco cozido de grão médio contém 0,5 gramas de fibra, enquanto uma xícara de arroz integral cozido contém 3,5 gramas de fibra. Por xícara, o arroz integral tem 25 menos calorias e sete gramas a menos de carboidratos que o arroz branco.

Ingredientes

  • Duas gemas grandes de ovo
  • Duas xícaras e meia de creme de leite fresco
  • Meia cebola branca ou amarela pequena em cubos
  • Uma xícara de cenoura ralada
  • Uma xícara mais um quarto de salsa fresca picada para polvilhar por cima
  • Uma colher de chá de sal ou mais, se desejar
  • Uma pitada de pimenta do reino
  • Duas xícaras e meia de queijo mussarela
  • Duas xícaras e meia de presunto
  • Duas xícaras de arroz branco de grão longo cozido, refrigerado ou em temperatura ambiente
  • Uma xícara de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em temperatura média. Unte com manteiga derretida e depois farinha (pode ser sem glúten) em uma assadeira média. Feito isto, reserve. Se desejar, você pode colocar pedaços de cebola e cenoura mais uma xícara de salsa fresca em um processador de alimentos e processá-los até obter pedaços pequenos – para evitar ter que cortá-los manualmente. Em uma tigela grande, bata as gemas com o creme de leite. Adicione a cebola, a cenoura, 1 xícara de salsa picada, sal e pimenta, mussarela, presunto e arroz. Mexa com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea. Coloque a mistura de arroz na assadeira untada e enfarinhada. Polvilhe uniformemente o queijo parmesão. Asse, descoberto, por cerca de 25 a 30 minutos na prateleira mais baixa do forno. Polvilhe o que restou da xícara de salsa picada por cima e sirva. Desfrute! E não se esqueça, as sobras devem ser cobertas e refrigeradas por até 2 dias. Aqueça bem antes de comer.